quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Rio de Janeiro

Sob o olhar de um estrangeiro, francês a cidade do Rio de Janeiro é bastante desenvolvida, por seus traçados viários, e clasifica-se numa cidade como um centro urbano muito bem desenvolvido.
Um aspecto importante ressaltado no filme, é a topografica da cidade, é caracterizada por montanhas, dentre elas as principais: o pão de açucar e o morro dos dois irmãos. Montanhas que de certa forma, dialogam com o com os arranhas céus encontrado nas cidades. Eles fazem uma espécie de conexões, possuem basicamente a mesma altura das montanhas favorecendo uma ligação da cidade como tecido urbano, com a natureza que ela proporciona de forma convidativa para os turistas que a visitam.
A cidade do Rio de Janeiro, conhecida como Cidade Maravilhosa caracteriza-se também por suas praias como a Praia de Copacabana, a mais famosa da cidade e por suas bacias hidrograficas, como a Enseada de Botafogo e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Outra questão abordada também é a divisão de duas “cidades” que se localizam dentro da mesma cidade do Rio de Janeiro. A “cidade” da favela, uma cidade de pobreza, onde se concentra em sua maior parte, a enorme favela da Rocinha e a outra “cidade”, mais evoluida e tecnizada com bastante de infra-estruura. Para o observador, a cidade da favela da Rocinha é bastante interessante por sua arquitetura simplificada, possui uma forma diferente de construção tipologica. A arquitetura desta “cidade” é caracterizada por corredores estreitos e comprido, alguns “puxadinhos”, (casas que nao foram projetas pra serem ampliadas, e despois de certo tempo criou-se uma ampliação inadequada). O observador, caracteriza esta como uma arquitetura bonita, uma arquietura sem ornamentos, e que atende as necessidades das pessoas que ali habitam.


Nenhum comentário: